Brasil Fica Com o Pastor Youcef Nadarkhani
Nossos esforços internacionais para libertar o iraniano Pastor Youcef Nadarkhani, que enfrenta a morte por enforcamento por causa de suas crenças cristãs, continuam a crescer a cada dia. Agora, tem havido um desenvolvimento crítico por um país sul-americano que tem ambas as relações económicas e diplomáticas com o Irã, acrescentando a crescente pressão internacional para a liberação do Pastor Youcef.
Eu estive no Brasil esta semana reunindo com funcionários do governo e participando de entrevistas com os meios de comunicação - generando apoio ao Pastor Youcef em uma nação que preza a liberdade religiosa e está trabalhando para garantir a libertação do Pastor Youcef. Minha esposa Anna e eu temos falado em eventos da igreja para vários grupos de milhares de cristãos na Igreja de Deus no Brasil, em Brasília, o Brasil está ansioso para ajudar no esforço para salvar a vida do Pastor Youcef. Na noite de segunda-feira eu conversei com um grupo de mais de 2.000 pastores no Rio de Janeiro, na Associação Vitória in Cristo.
Nossa equipe internacional foi calorosamente recebida pelo Vice-Presidente do Brasil, Michel Temer em seu escritório em Brasília. Através de um intérprete, ele me disse em Português que o governo brasileiro tomou medidas imediatas, quando tomou conhecimento da situação do Pastor Youcef algumas semanas atrás.
Como você pode recordar, uma das maiores redes brasileiras de televisão fez um extenso relatório sobre a decisão do Irã de mandar o Pastor Youcef à morte simplesmente por causa de sua fé cristã. Eu apareci na televisão em rede nacional dizendo ao povo brasileiro que o apoio está crescendo no mundo todo e que a pressão continua a acumular contra o Irã para libertar o Pastor Youcef.
Em nosso encontro, ficou claro que o vice-presidente Temer ficou muito preocupado com este caso e explicou-me que a defesa dos direitos humanos é uma prioridade para o Brasil. Ele me garantiu que o caso do Pastor Youcef não seria ignorado pelo governo brasileiro. Eu lhe forneci o veredicto original do tribunal supremo iraniano condenando o Pastor Youcef à morte por enforcamento por sua fé cristã em Persa e traduzida em Português (o ACLJ também tem traduções em inglês e russo).
Na verdade, ele me disse que sua nação entrou imediatamente em contato com o Irã sobre esta questão crítica ao tomar conhecimento do caso, e disse que seu país "tomou medidas" diplomaticas para que a execução não ocorra. Ele disse que a mensagem do Brasil para o Irã foi muito direto: "O Brasil tem a responsabilidade de tomar medidas para proteger os direitos humanos e liberdade religiosa" e instou ao Irã para libertar o Pastor Youcef imediatamente.
O Brasil é um dos poucos países no mundo que tem relações económicas e diplomáticas com o Irã e é capaz de se comunicar diretamente com o governo de lá
Nós somos extremamente gratos ao vice-presidente Temer, juntamente com a presidente Dilma Rousseff, por compreender a importância de defender a liberdade religiosa e direitos humanos. O caso do Pastor Youcef é de suma importância no Brasil e somos gratos que esta nação está fazendo tudo que pode para garantir a libertação do Pastor Youcef do Irã.
Um novo relatório das Nações Unidas ressalta violações do Irã dos direitos humanos. Ahmed Shaheed, um relator especial da ONU do Conselho de Direitos Humanos citou evidências de "um padrão notável de violações dos direitos humanos fundamentais garantidos pelo direito internacional."
Continuaremos a lutar pela liberdade do Pastor Youcef ao redor do globo. Nós recebemos a notícia ontem de nossas fontes no Irã que o pastor Youcef está vivo e em boas condições. Como parte de nosso alcance global, o Tweet para a campanha Youcef continua a se expandir, atingindo agora mais de 1,1 milhões de contas no Twitter a cada dia. Uma ferramenta vital em gerar atenção mundial e suporte para o Pastor Youcef.
Devido ao esmagador apoio dos evangélicos no Brasil para o Pastor Youcef, estamos nos preparando para lançar um segundo programa Tweet por Youcef para o Brasil, em Português.
Nós somos gratos pela forte declaração do Brasil e as ações que apóiam o Pastor Youcef. Devemos manter a pressão sobre o Irã para respeitar a lei internacional e imediatamente, e de forma incondicional liberte o Pastor Youcef agora.
* Top image (left to right): ACLJ Director of Digital Policy Anna Sekulow, Brazilian Vice President Michel Temer, and ACLJ Executive Director Jordan Sekulow.